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Conectando seu coração à luz da espiritualidade!
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Reflexões! Esta é uma parte do site que visa o seu próprio questionamento. São muitos os textos para extrair boas e profundas reflexões, mas aqui escolhemos as perguntas para você medir seu autoconhecimento, autoestima, ansiedade entre outros valores de consciência.
Vamos lá? Lápis e papel na mão, cabeça e coração para funcionar!

Respostas a Autoestima

 

Respondendo algumas perguntas sobre Autoestima
por Andre Lima


1 - A autoestima tem a ver com autossabotagem?

2 - Que situações podem ter afetado a minha autoestima?

3 - Como é que a culpa e mágoas e ressentimentos podem baixar a autoestima?


Quanto mais baixa a autoestima, maior será a tendência a
autossobatogem. É muito simples de se entender isso.

Problemas na autoestima significam pontos fracos no seu amor
próprio, significa falta de amor por si mesmo.

E essa falta de amor por si mesmo se manifesta através de
sentimentos de autorejeição, não merecimento (não merecer amoro,
conforto, dinheiro, saúde...), sentimentos de incapacidade, sensação
de não ser bom o suficiente...

Sendo assim, de forma inconsciente, você sabota o seu crescimento.
Age de uma forma que não é a melhor pra voce, seja nos
relacionamentos ou no área profissional.

A criatividade fica comprometida. Suas idéias e ações são
contaminadas pela negatividade da sua baixa autoestima e o resultado
é autossabotagem.

Ao melhorar a autoestima, de uma forma natural e sem precisar fazer
esforço ou pensar muito, você toma atitudes melhores, suas escolham
ficam mais saudáveis em todas as áreas.

Quanto maior o seu amor próprio, mais “inteligente” você fica para
guiar a sua vida.

Que situações podem ter baixado a sua autoestima?

Você tem lembranças de situações onde você recebeu críticas, ou onde
se sentiu rejeitado, abandonado, sem apoio, sozinho, ou comparado
negativamente com outras pessoas?

Tem lembranças de situações onde você fracassou em algum momento?

Tem lembranças de situações onde você sofreu bulliyng, ou algum
outro tipo de abuso psicológico, físico ou sexual?

Tem lembranças de situações onde você se sentiu injustiçado?

E como você se sente ao pensar nessas situações HOJE, AGORA?

Se surgem emoções negativas, essas emoções estão contribuindo para
baixar a sua autoestima. É preciso curar esses sentimentos para que
seu amor próprio e autoconfiança sejam resgatados.

E como é que a culpa, as mágoas e ressentimentos afetam a autoestima?

A culpa gera autopunição. Gera também sentimentos de não merecimento.

Se você não se perdoa por erros que voce cometeu, ou se
você se culpa por coisas que você nem tem responsabilidade sobre
aquilo, tem um lado seu que vai querer puni-lo por tudo isso.

Culpa, autopunição, não merecimento e autossabotagem andam juntos.
Ao guardar culpa, tem uma parte dentro de você que não vai permitr
que você seja feliz.

Como você pode se permitir ser feliz se você não perdoa? É como se
não fosse justo ser feliz. É uma loucura, mais é assim que funciona
no inconsciente.

Já as mágoas e ressentimentos geram sentimentos de injustiça e de
vitimização. Roubam a sua energia e o fazem ficar preso a pessoas e
a um passado que não tem como mudar.

A autoconfiança fica abalada. A pessoa fica insegura, reativa,
desconfiada, medrosa.

Curar mágoas, ressentimentos e culpa melhora muito a autoestima e
ainda ajuda eliminar processos inconscientes de autossabotagem.

O tema da autoestima é muito vasto e tem inúmeros detalhes e
nuances. Realmente não é fácil desvendar tudo isso por conta
própria. Eu demorei muuuuitos anos pra descobrir tudo isso.

Abraços,

André Lima






 

Deu vontade? Faça, e renove-se!

 

Lanço a você algumas perguntas:

O que seria, para você, se renovar?
O que você jogaria fora da sua casa, do seu guarda-roupa?
O que você não experimentou que poderia experimentar? Pular de pára-quedas? Esquiar?
O que sempre teve vontade de fazer, mas acabou deixando de lado? Pegar a trouxa e se mandar? Sumir por um tempo?

Vamos lá, jogue fora essa velha que está aí, dentro de você! Abra logo mão desse seu jeito careta!!!
Que tal mudar de amigos? Conhecer pessoas novas?
Que tal apostar naquele esporte que sempre quis fazer? Ou retomar aquele curso que parou e do qual gostava tanto?
Lá, dentro de si, tinha um sonho de construir algo e desistiu no meio do caminho? Que tal investir nele agora?

E olha só, pessoal, fazer isso ou aquilo não depende de tempo e dinheiro! Basta estar viva e lúcida. Socorro, estou achando que tem uma velha aí dentro de você! Pois é, quando nos deixamos levar por padrões de rigidez (isso pode, aquilo não pode), vemos um grande número de possibilidades e oportunidades jogadas no lixo. Naturalmente, vamos apagando nossa sensibilidade, matando nosso espírito da juventude e entrando numa monotonia sem fim. Sem notar, vamos encolhendo nossos horizontes.

Veja só: qual é o protótipo do velho? É aquele que se queixa, enche o saco, pega no pé dos que estão ao seu redor, implica com tudo e vive irritado e de cara feia. Pode ter 11, 20 ou 50 anos; se apresentar essas características, é velho. Velho é uma praga. Na verdade, é uma doença terrível que ataca pessoas em qualquer idade.
Perceba, agora, como esse estado pesa. Percebeu? Agora respire e reaja! Comece dizendo para si: “Tudo pode acontecer. Tudo posso fazer. Não preciso, necessariamente, ter o amanhã que eu imagino. O que importa é o meu hoje. Abro espaço para fazer o que quero hoje”.

Os dias passam a ser somente o que você vê, e não o que você cria. Isso é velhice. Saia disso. Velho quer a certeza; jovem, a abertura e o improvável. Velho quer se segurar em alguma coisa; jovem, ficar solto. Recebe tudo o que vier e ainda acha graça. Velho quer ficar no antigo; jovem, o novo, quer mudar e seguir com a sua época, o seu mundo. Velho está no passado, nas lembranças, nas cicatrizes; jovem, trabalhando o amanhã, no sentido da vanguarda. Então, se agita e se move com toda a facilidade.

Como não existe o amanhã, permita-se ser outro. Faça mudanças, já. Pergunte para seu espírito o que ele gostaria de fazer e faça-o. Rompa limites. Todos os dias, faça alguma coisa nova. Saia descalço, simplesmente, ou faça qualquer outra coisa diferente. Rompa uma regra. Você não imagina como vai se divertir com pequenas coisas e se sentir tão bem… Rompa o limite, procure seu espírito. A sugestão está aqui. A solução está com você!

Luiz Antonio Gasparetto





 

2 tipos de Pessoas

Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que escolhem serem felizes, e aquelas que optam por serem infelizes. Contrariamente à crença popular, a felicidade não vem de fama, fortuna, de outras pessoas, ou bens materiais. Pelo contrário, ela vem de dentro. A pessoa mais rica do mundo pode ser miseravelmente infeliz enquanto uma pessoa sem-teto pode estar sorrindo e contente com a sua vida. As pessoas felizes são felizes porque se fazem felizes. Elas mantêm uma visão positiva da vida e permanecem em paz com elas mesmos.
A questão é: como elas fazem isso?

É muito simples. As pessoas felizes têm bons hábitos que melhoram suas vidas. Elas fazem as coisas de forma diferente. Pergunte a qualquer pessoa feliz, e ela vai te dizer que:

1. Não guarde rancor.
As pessoas felizes entendem que é melhor perdoar e esquecer do que deixar seus sentimentos negativos dominarem seus sentimentos positivos. Guardar rancor tem um monte de efeitos prejudiciais sobre o seu bem-estar, incluindo aumento da depressão, ansiedade e estresse. Por que deixar alguém que o ofendeu ter poder sobre você? Se você esquecer os seus rancores, você vai ganhar uma consciência clara e energia suficiente para apreciar as coisas boas da vida.

2. Trate a todos com bondade.
Você sabia que foi cientificamente provado que ser gentil faz você feliz? Toda vez que você realizar um ato altruísta, seu cérebro produz serotonina, um hormônio que facilita a tensão e eleva o seu espírito. Não só isso, mas tratar as pessoas com amor, dignidade e respeito, também permite que você construa relacionamentos mais fortes.

3. Veja os problemas como desafios.
A palavra "problema" não faz parte do vocabulário de uma pessoa feliz. Um problema é visto como uma desvantagem, uma luta, ou uma situação instável quando um desafio é visto como algo positivo, como uma oportunidade, uma tarefa. Sempre que você enfrentar um obstáculo, tente olhar para isso como um desafio.

4. Expresse gratidão pelo que já têm.
Há um ditado popular que diz algo assim: "As pessoas mais felizes não têm o melhor de tudo, elas fazem o melhor de tudo com o que elas têm." Você terá um sentido mais profundo de contentamento se você contar suas bênçãos em vez de ansiar para o que você não tem.

5. Sonhe grande.
As pessoas que tem o hábito de sonhar grande são mais propensos a realizar seus objetivos do que aquelas que não o fazem. Se você se atreve a sonhar grande, sua mente vai colocar você em uma atitude focada e positiva.

6. Não se preocupe com as pequenas coisas.
As pessoas felizes se perguntam: "Será que este problema importa daqui a um ano?" Elas entendem que a vida é muito curta para ficar preocupado com situações triviais. Deixar os problemas rolarem à sua volta vai definitivamente colocar você à vontade para desfrutar das coisas mais importantes na vida.

7. Fale bem dos outros.
Ser bom é melhor do que ser mau. Fofocar pode ser divertido mas geralmente deixa você se sentindo culpado e ressentido. Dizer coisas agradáveis sobre as outras pessoas o encoraja a pensar positivo, sem se preocupar em julgar as ações de outras pessoas.

8. Não procure culpados.
As pessoas felizes não culpam os outros por seus próprios fracassos na vida. Em vez disso, elas assumem seus erros e, ao fazer isso, elas proativamente tentam mudar para melhor.

9. Viva o presente.
As pessoas felizes não vivem no passado ou se preocupam com o futuro. Elas saboreiam o presente. Elas se deixam envolver em tudo o que está fazendo no momento. Param e cheiram as rosas.

10. Acorde no mesmo horário todos os dias.
Você já reparou que um monte de pessoas bem sucedidas tendem a ser madrugadores? Acordar no mesmo horário todas as manhãs estabiliza o seu metabolismo, aumenta a produtividade, e coloca-o em um estado calmo e centrado.

11. Não se compare aos outros.
Todos trabalham em seu próprio ritmo, então por que se comparar com os outros? Se você acha que é melhor do que outra pessoa, você ganha um sentido saudável de superioridade. Se você acha que alguém é melhor do que você, você acaba se sentindo mal sobre si mesmo. Você vai ser mais feliz se você se concentrar em seu próprio progresso.

12. Escolha seus amigos sabiamente.
A miséria adora companhia. É por isso que é importante cercar-se de pessoas otimistas que vai incentivá-lo a atingir seus objetivos. Quanto mais energia positiva que você tem em torno de você, melhor você vai se sentir sobre si mesmo.

13. Não busque a aprovação dos outros.
As pessoas felizes não importam com o que os outros pensam delas. Elas seguem seus próprios corações, sem deixar pessimistas desencorajá-los. Elas entendem que é impossível agradar a todos. Escute o que as pessoas têm a dizer, mas nunca buscam a aprovação de ninguém, mas a sua própria.

14. Aproveite seu tempo para ouvir.
Fale menos, ouça mais. Escutar mantém a mente aberta a sabedoria dos outros e perspectivas sobre o mundo. Quanto mais intensamente você ouve, mais silencioso sua mente fica, e mais conteúdo você absorve.

15. Cultive relacionamentos sociais.
Uma pessoa só é uma pessoa infeliz. As pessoas felizes entendem o quão importante é ter relações fortes e saudáveis. Sempre tenha tempo para encontrar e falar com sua família e amigos.

16. Medite.
Ficar no silêncio ajuda você a encontrar a sua paz interior. Você não tem que ser um mestre zen para alcançar a meditação. As pessoas felizes sabem como silenciar suas mentes em qualquer lugar e a qualquer hora que elas precisam acalmar seus nervos.

17. Coma bem.
Tudo que você come afeta diretamente a capacidade do seu corpo produzir hormônios, o que vai ditar o seu humor, energia e foco mental. Certifique-se de comer alimentos que irão manter sua mente e corpo em boa forma.

18. Faça exercícios.
Estudos têm demonstrado que o exercício aumenta os níveis de felicidade. Exercício também aumenta a sua auto-estima e dá-lhe um maior senso de auto-realização.

19. Viva com o que é realmente importante.
As pessoas felizes mantem poucas coisas ao seu redor, porque elas sabem que coisas extras em excesso os deixam sobrecarregados e estressados. Alguns estudos concluíram que os europeus são muito mais felizes do que os americanos, o que é interessante porque eles vivem em casas menores, dirigem carros mais simples, e possuem menos itens.

20. Diga a verdade.
Mentir corrói a sua auto-estima e faz você antipático. A verdade o libertará. Ser honesto melhora sua saúde mental e outros terão mais confiança em você. Seja sempre verdadeiro, e nunca peça desculpas por isso.

21. Estabeleça o controle pessoal.
As pessoas felizes têm a capacidade de escolher seus próprios destinos. Elas não deixam os outros dizer-lhes como devem viver suas vidas. Estar no controle completo de sua própria vida traz sentimentos positivos e um grande senso de auto-estima.

22. Aceite o que não pode ser alterado.
Depois de aceitar o fato de que a vida não é justa, você vai estar mais em paz com você mesmo. Em vez de ficar obcecado sobre como a vida é injusta, se concentre apenas no que você pode controlar e mudar para melhor.

Fonte: Successify

 

Você sabia que geralmente leva cerca de 21 dias para a nossa mente fazer valer um bom hábito ? Reprogramar sua mente com novos hábitos é possível, mas nunca desista do processo antes de 21 dias. O ideal é se motivar a fazer bons hábitos, no minimo até que se complete esse período. Como implementar os bons hábitos durante o processo ?


• Meditação e Visualização

É muito compensador você reservar 10 minutos na parte da manhã, e 10 minutos ao se deitar à noite. Visualizar matinalmente seu ideal é uma garantia de adaptação a qualquer reeducação que você queira fazer em sua vida. Meditando logo cedo sobre seu desejo é uma forma de atrair seu foco para sua meta, e deixar sua mente trabalhar sua vontade durante o dia. Se meditar, será mais fácil colher os benefícios. Meditando a noite é uma forma perfeita para relaxar depois de um duro dia de trabalho e limpar a mente antes de dormir... A meditação da noite deve te levar a lugares como uma praia, onde você sinta a brisa no rosto, ou na montanha sentindo o cheirinho da mata, mas o importante é você relaxar e não pensar em nada, nenhum problema e nenhum desejo, apenas relaxe.


• Leitura

Faça uma leitura diária por 20 à 30 minutos, mas não me refiro a jornais ou colunas de fofocas, e sim livros que possam enriquecer a sua vida, com aprendizado, conhecimento e sabedoria. Lembre-se sempre houve alguém antes de nós, que sofreu os mesmos problemas que queremos concertar em nossas vidas, e que foi levado a escrever um livro sobre o assunto. Cada problema ou questão, geralmente já foi vivenciado e tratado por pessoas antes de nós. Que tipo de coisas que você deve ler ?

Livros de temas igual ao seu desejo de se recuperar, por exemplo; se é parar de fumar, procure livros que te ajudem nesse sentido. Outros livros recomendados seriam sobre auto-estima, auto-desenvolvimento, auto-conhecimento e etc., pois são assuntos que inspiram sua dedicação e sua vontade em querer mudar seus padrões mentais. Todos estes livros permitem que você aprenda um pouco mais com essas pessoas, criando assim o hábito de ler todos os dias !


• Exercicios

Nossos corpos foram feitos para se mover, e a sugestão é se exercitar nestes 21 dias, mesmo que sejam somente caminhadas.
Deixe seu cotidiano com mais atributos ao seu organismo, faça flexões e alongamentos. O importante é que você obtenha o seu sangue fluindo e o coração mais ativo. Muitas pessoas estão presas em empregos sedentários, sem nenhum movimento além de se levantar para pegar um café, e não é a maneira que nós fomos criados para ser e nos comportar. Exercícios não devem ser uma tarefa, e sim uma forma divertida de se cuidar diariamente.

Os exercícios vão animar seu corpo, juntamente com sua mente na meditação, e a criatividade estimulada nas leituras, a reeducar seus hábitos nos próximos 21 dias. O que posso reeducar neste período ?

Você pode desenvolver novos hábitos com o que quiser, seja algo pequeno como parar de comprar compulsivamente, até algo mais significativo à sua saúde, como parar de fumar. Basta lembrar que os 21 primeiros dias serão os mais difíceis, mas depois que o seu cérebro começar a aceitar a reprogramação, as coisas ficam mais fáceis e os padrões mentais começam a ser modificados e reinseridos em seu cotidiano. Permita que a cada dia os seus novos hábitos sejam implementados e procure segui-los com rigidez. Um leve descuido, de um dia que seja, pode colocar todo o trabalho a perder, pois o padrão antigo, ainda não elliminado ou alterado, retomará seu lugar novamente. Emagreça, pare de fumar, pare de beber, faça exercícios, aprenda coisas novas e principalmente, visite, conheça e reorganize o seu interior. Acredite, você pode !"

Namastê
Espaço SELF

21 Dias

 

...Não existe uma espera, não existe uma dúvida, não existe uma vitima, não existe um culpado!
 

O que existe é um medo, um medo de “Ser” quem você é ! O que existe ai no pensar, é um entendimento equivocado de si mesmo. Em que você insiste em acreditar que é real, que só te distrai de si mesmo! Quer romper com isto?
 

Basta ter a coragem de “Ser” quem você é! Mesmo que para isto você desaponte todos a sua volta. “Seja” a coragem de se Amar!
 

Deixar de ser só uma semente, romper a casca e germinar. O que alguns chamam de noites escuras da alma, é o germinar da semente. E este germinar também passa pela terra fria e escura, mas logo brota , para receber o Sol e aos poucos se torna o seu proposito: Ser uma arvore e dar boas flores e frutos.
 

Agora imagine se este germinar sentisse medo? Ele ficaria na vida de semente com certeza!

 

Afinal ali dentro, tudo, e tão real !?..
 

Deixe de perder tempo com tantos espelhos a sua volta, vá direto ao ponto. Se olhe em um espelho comum e decida, o que você quer deste que você vê ? Quer continuar sendo tudo, menos sendo quem você é? E se a casa cair, saia de baixo!
 

Simples assim!
 

Só o que é Real , permanece !
Celebre o que permanece !
E permaneça no que permanece!
Este é um Bom Ensinamento!
Isto é Xamanismo! Isto é o Caminho Vermelho!
Este é o Celebrar !

 

por Sthan Xannia Tehuan Tepelt

Celebrar